Saúde: Proteção Solar na infância “Cuidado essencial em qualquer estação”

Olá faceiras!

O sol, mesmo entre nuvens ou em dias nublados, continua agindo sob a pele. O cuidado na hora da exposição solar infantil deve ser redobrado, pois a pele das crianças é diferente em vários aspectos. É fundamental que a pele infantil seja devidamente protegida, principalmente entre 10h e 16h, quando a incidência dos raios UV é mais intensa. Para garantir a proteção, a reaplicação do filtro deve acontecer a cada duas horas, depois de banhos e em caso de muito suor.

Proteção Solar na infância: cuidado essencial em qualquer estação

 Proteger a pele dos danos causados pelos raios UV durante os primeiros

anos de vida é fundamental para a saúde

Brincar ao ar livre é um dos grandes prazeres da infância por isso a proteção solar deve ser um cuidado recorrente com as crianças, que tem a pele mais sensível do que a de um adulto. O sol, mesmo entre nuvens ou em dias nublados, continua agindo sob a pele, trazendo alguns benefícios como o bem-estar mental e a síntese de vitamina D, essencial para as estruturas ósseas das crianças, mas também oferece malefícios que podem ocorrer com uma exposição ao sol de forma inadequada.

A pele das crianças é diferente em vários aspectos. A cútis de um bebê, por exemplo, tem um-quinto de espessura da pele de um adulto, apesar do mesmo número de camadas. Isso acontece, pois, cada camada é consideravelmente mais fina, o que a faz mais delicada e sensível. Aos quatro anos, a pele se torna um pouco mais madura, porém, ainda é mais fina e tem menos pigmentação que a pele adulta. Somente em torno dos 12 anos de idade a estrutura e as funções da pele da criança já correspondem às do adulto. Informações da Sociedade Brasileira de Pediatria explicam que isso ocorre porque o estrato córneo, camada mais externa da epiderme que nos protege ativamente contra as influências ambientais e retém a umidade, é mais fina e suas células menos comprimidas. Consequentemente, sua função de barreira torna-se menos eficaz e as substâncias são absorvidas mais rapidamente pelas camadas mais profundas. Além disso, a melanina, substância que confere cor à pele, está presente em menor grau nas crianças, o que faz com que tenham uma maior sensibilidade aos raios UV que, por sua vez, tem efeito cumulativo durante os nossos anos de vida. “É importante lembrar que a prevenção, por meio do uso de filtro solar combinada com bons hábitos, deve ser iniciada ainda na infância pois grande parte do dano solar na pele é acumulado até os 20 anos”, conta Orietta Balbontin, gerente de Marketing de Eucerin no Brasil.

Por essas razões é fundamental que a pele infantil seja devidamente protegida também no inverno, principalmente entre 10h e 16h, quando a incidência dos raios UV é mais intensa. Para garantir a proteção, a reaplicação do filtro deve acontecer a cada duas horas, depois de banhos e em caso de muito suor. Vale lembrar ainda que é importante proteger a pele das crianças com produtos desenvolvidos especialmente para elas e que atendam às necessidades específicas delas, consultando sempre um dermatologista.

Conheça um pouco mais sobre o protetor solar Eucerin SUN Kids

 

 

 

Eucerin Sun Kids Lotion – FPS 60

Eucerin Sun Kids Lotion possui muito alta proteção UVA e UVB, que protege a pele das crianças contra as queimaduras solares, reduzindo o risco de danos induzidos pelo sol. Fortalece o sistema de proteção natural da pele e os mecanismos de defesa do DNA, prevenindo manchas causadas pela exposição solar. Sua formulação, especialmente desenvolvida para crianças, não contém parabenos, corantes ou perfumes. Tem textura de fácil aplicação e é muito resistente à água. Eucerin Sun Kids Lotion é comercializado em farmácias, em embalagem de 150 ml e o preço sugerido é R$ 70,00.

Como na minha rotina diária eu uso protetor solar, eu não deixo de passar no meu filho, principalmente quando ele vai ficar muito exposto ao sol. E você mamãe que acompanha o blog, protege seu filho (a) da exposição solar? Vamos juntas cuidar da saúde da nossa família! Conto com vocês 🙂

Para conhecer melhor a Eucerin clique aqui!

Um big beijo,

Flávia 😉

 

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões.

%d blogueiros gostam disto: